Por uma nova forma de fazer política

Por uma nova forma de fazer política

Dos 35 vereadores de Goiânia, doutora Cristina Lopes Afonso (PSDB) foi a segunda mais votada na eleição de 2016, com 9.114 votos. Está no segundo mandato e luta por uma cidade mais justa, buscando garantir que o dinheiro público seja revertido em serviços eficientes e acessíveis a todos.

Nasceu em Cianorte, Paraná, graduada em Educação Física e Fisioterapia, com especialidade em Dermato-funcional. Por mais de 20 anos, foi chefe do Serviço de Saúde Referência em Queimaduras em Goiás. Ajudou a fundar o Núcleo de Proteção aos Queimados, a Liga Acadêmica de Queimaduras em Goiânia, a Sociedade Brasileira de Queimaduras, a Federação Latino-Americana de Queimaduras e o curso de Fisioterapia da Eseffego, onde deu aulas por 15 anos.

A dedicação ao socorro e tratamento de queimados e o combate à violência contra a mulher passaram a ser missões de vida, depois que Cristina foi vítima de uma tentativa de homicídio por parte do ex-namorado, inconformado com o fim do relacionamento. Com apenas 20 anos, recém-formada em Educação Física, ela teve 85 por cento do corpo queimado e passou por 24 cirurgias.

Diante da trágica experiência, buscou a superação e uma nova forma de encarar a vida. Voluntariamente, há mais de duas décadas, realiza palestras para estudantes, profissionais de saúde e a comunidade em geral, informando sobre prevenção e tratamento de queimaduras, tanto em escolas, universidades, empresas, hospitais e outras unidades de saúde, em todo o Brasil e até fora do país.

Também dedicou anos de esforço para garantir a punição do ex-namorado. Em uma decisão histórica, os jurados o condenaram a 14 anos e 9 meses de prisão. A pena foi cumprida, e a condenação se tornou referência para outros julgamentos em todo o país. Compromissada com o combate à violência, Cristina faz palestras que orientam mulheres a romperem com o ciclo de agressão em relacionamentos. 

Além da larga experiência na área de saúde, desde o primeiro mandato como vereadora, quando recebeu 6.080 votos, doutora Cristina desenvolve uma nova forma de fazer política, com dedicação integral ao cidadão e projetos inovadores. Na luta pelos direitos das mulheres, busca ampliar a participação feminina na política. É presidente do Diretório Municipal do PSDB Mulher em Goiânia e é integrante da executiva do PSDB Mulher Nacional.

Na Câmara de Goiânia, ocupa a presidência da Comissão Pessoa com Deficiência e Necessidades Especiais e integra as Comissões Mista, do Trabalho, de Direitos Humanos, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente. No primeiro mandato, ocupou a vice-presidência da Comissão de Constituição e Justiça, a mais importante da casa e por onde passa a maioria dos projetos de lei. Também foi presidente da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania e integrou as Comissões de Saúde, de Educação e de Cultura, Ciência e Tecnologia.

 

No vídeo abaixo, conheça melhor a trajetória da vereadora Cristina Lopes.